Home > Blog > Destaques > O que o Psicólogo pode contribuir no…

BLOG

O que o Psicólogo pode contribuir no processo da cirurgia bariátrica?

4 de maio de 2020
Nenhum comentário

O trabalho do profissional Psicólogo, inserido em uma equipe de cirurgia bariátrica, pode auxiliar no remodelamento do comportamento alimentar, que é um dos principais fatores para o alcance do peso ideal, mas sobretudo, acolher questões emocionais provocadas pela obesidade, além de auxiliar na compreensão do seu histórico de vida e o motivo pelo qual possibilitou desencadear a obesidade, bem como orientar sobre o procedimento cirúrgico e oferecer respaldo no pré e pós-operatório.

Identificar aspectos psicológicos é extremamente importante para o tratamento da obesidade, quando não observado e tratado, pode influenciar negativamente no procedimento cirúrgico, acarretando em prejuízos para redução de peso e manutenção do mesmo, por tanto, é necessário diagnosticar e fazer um acompanhamento paralelo, para que o fator emocional não cause interferência nos resultados da técnica cirúrgica

Durante o processo de preparo e avaliação psicológica, destaca-se a importância do acompanhamento de um familiar, para que receba orientações de cuidados emocionais no pós-operatório. Entendemos que a rede de apoio pode contribuir significativamente nesse momento, podendo oferecer maior facilidade e tranquilidade no resultado final.

O Psicólogo também pode acompanhar no transoperatório, ou seja, acompanha desde o momento da internação, cirurgia e recuperação, buscando maior segurança e estabilidade emocional.

Somente o Psicólogo especialista em obesidade e cirurgia bariátrica, pode oferecer esse suporte no processo de mudança com procedimento cirúrgico. Busque selecionar e conhecer o profissional, procure saber se ele é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, somente esses profissionais poderão atender suas demandas.

 

Autora: Camila Lidianne Bender

CRP: 06/134682

Especialista em Obesidade, Cirurgia Bariátrica e Transtornos Alimentares e Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica.

COMENTÁRIOS:

Nenhum comentário foi feito, seja o primeiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*